Abordar o tema trânsito, atrelado ao conceito de
mobilidade urbana, não é fácil. Ainda mais se tratando de comunicação
institucional, onde o maior desafio era explicar para a população as mudanças no
trânsito, os atos certos e errados de motoristas e pedestres, tudo isso sendo
dito de forma criativa e agradável.
O briefing foi passado e a agência FAZ, uma das agências de
publicidade que atende a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), teve tempo hábil para
pensar em uma solução criativa que conseguisse atingir o objetivo: conscientizar
a população de João Pessoa de que todos são parte integrante e importante para
um melhor trânsito e para a mobilidade urbana na capital.
Com o mote “No trânsito, somos todos do mesmo time”,
a FAZ fez uma analogia entre os cidadãos da cidade e um time de futebol. Para a
campanha foi criada uma logomarca parecida com um brasão de time, e ainda
camisas usadas pelos figurantes do filme, que parecem com os padrões dos times
de futebol.
No filme, um agente da Secretaria Municipal de
Mobilidade Urbana (Semob) representa um técnico de futebol. Ele orienta os
jogadores para que seu time tenha êxito no trânsito, sempre mantendo o respeito
entre motoristas e pedestres.
A ideia foi para as ruas através de muitas peças
publicitárias: VT, spot, anúncio de revista, busdoor e banner web. Segundo
Allysson Teotonio, sócio diretor da FAZ, a campanha teve uma boa aceitação por
parte da população, que ajudou a ampliar o alcance da mensagem através das
redes sociais, principalmente, Twitter e Facebook.
Veja aqui o vídeo da campanha:
Post também publicado no Portal Mulher de fato
No comments:
Post a Comment