Monday, June 18, 2012

Mobilidade urbana: “No trânsito somos todos do mesmo time”


Abordar o tema trânsito, atrelado ao conceito de mobilidade urbana, não é fácil. Ainda mais se tratando de comunicação institucional, onde o maior desafio era explicar para a população as mudanças no trânsito, os atos certos e errados de motoristas e pedestres, tudo isso sendo dito de forma criativa e agradável.

O briefing foi passado e a agência FAZ, uma das agências de publicidade que atende a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), teve tempo hábil para pensar em uma solução criativa que conseguisse atingir o objetivo: conscientizar a população de João Pessoa de que todos são parte integrante e importante para um melhor trânsito e para a mobilidade urbana na capital.
Com o mote “No trânsito, somos todos do mesmo time”, a FAZ fez uma analogia entre os cidadãos da cidade e um time de futebol. Para a campanha foi criada uma logomarca parecida com um brasão de time, e ainda camisas usadas pelos figurantes do filme, que parecem com os padrões dos times de futebol.

No filme, um agente da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) representa um técnico de futebol. Ele orienta os jogadores para que seu time tenha êxito no trânsito, sempre mantendo o respeito entre motoristas e pedestres.

A ideia foi para as ruas através de muitas peças publicitárias: VT, spot, anúncio de revista, busdoor e banner web. Segundo Allysson Teotonio, sócio diretor da FAZ, a campanha teve uma boa aceitação por parte da população, que ajudou a ampliar o alcance da mensagem através das redes sociais, principalmente, Twitter e Facebook.

                      

Veja aqui o vídeo da campanha:


Post também publicado no Portal Mulher de fato

No comments: