Sunday, April 06, 2008

Visite um hotsite


Acho que falar sobre hotsite é interessante e esclarecedor. Muitos imaginam que seja apenas um site pequeno. Tudo bem, concordo. Porém, mesmo pequeno, ele tem um propósito. Vamos à definição que encontrei em J.B Pinho: lá ele mostra que hotsite é um microsite e que, entre outras coisas, tem como foco um determinado produto ou serviço.

Usado em campanhas de publicidade na web, é um formato bem completo, que permite uma boa exploração do seu espaço para diversas aplicações de design e artifícios de interatividade, que atraem os internautas. Através dos hotsites, temos a possibilidade de 'degustar' algum tipo de produto ou serviço anunciado.

Certo. Concordo, em parte, com essa de chamar o hotsite de microsite. O hotsite, como o próprio nome revela, é um site quente, que deve ser usado para "aquecer" algum tema, produto, etc. De preferência ligado à uma campanha publicitária, pois ele sozinho não faz milagre. O vejo como um outdoor: ambos tem suas limitações, período curto de veiculação, funcionalidades e defeitos.

Na revista webdesign de março veio uma entrevista bem completa sobre o tema. O que achei mais interessante foi que nela foi abordado que o hotsite tem prazo de validade, o que reforça minha idéia de compará-lo (ainda que grosseiramente) ao outdoor. Porém, na entrevista, o Pedro Mozart (sócio-diretor executivo da Urbana - www.urbana.com.br), prefere comparar o hotsite ao VT de 30 segundos, porque no caso da TV há como determinar melhor o público que se quer atingir, que é a proposta direta do hotsite. De qualquer forma, já que não temos ainda como fechar as portas e evitar que todos tenham acesso, acho que ele seria mesmo um outdoor na web. Só que, é claro, com artifícios de cliques e interação impossíveis de ser encontradas em outra mídia fora da web ou mesmo no outdoor.

Diante disso, como apaixonada por internet, claro que eu prefiro o hotsite; não tenho nenhuma dúvida quando a isso. Mas acho que temos espaços para todas as mídias e que a escolha delas vai depender do que pretendemos passar e qual público queremos atingir. Será a estratégia de mídia e o meio escolhido que levará a campanha (ou ação) direto para o sucesso ou fracasso. Saber investir a verba na mídia certa é a grande sacada, até porque a “parte do corpo” mais frágil do cliente é, sem dúvidas, o bolso.

Finalizando, leiam a entrevista indicada e acessem alguns hotsites clássicos que são apontados pelo Mozart na webdesign. Ah, eu também encontrei alguns legais como: o hotsite da Sprite, muito bom - http://archive.mortierbrigade.com/sprite3g/ ; esse outro da Skol, também bem legal - http://www.rodaskol.com.br/ ; tem também o da Motorola, que fala de um tipo de celular, evento e outras coisas - http://www.motorokr.info, e vários outros que não tenho como listar aqui. Mas, pesquise você também e mande um comentário com o hotsite legal que você encontrar.

2 comments:

Samuel Gois said...

vc escreve igual a como fala, que fofo ;~~

eu te conheco!!

Taty do Kbide said...

Confesso que nunca me interessei muito por hotsite; até pensarmos naquele promocional para o Iesp (que, infelizmente não saiu do papel). Acho show de bola, principalmente para esses "promocionais", que pegam o internauta "no quente". Como toda mídia, realmente tem seus prós e contras; mas o bom é que uma campanha é composta de várias delas. :)
Um xêro pra tu, ó pá!!! :P